quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Entrevista com Paulo Palozi - por Thiago Cogorni

Nome : Paulo Ricardo Palozi
Data de Nascimento : 01-09-1989
Cidade : Araucária - PR
Rating Fide : 2239
Email : paulopalozi@gmail.com

O que te motivou a ingressar no mundo do Xadrez?

O acaso, hehe. Quando eu tinha entre 10 e 11 anos descobri era possivel aprender xadrez gratuitamente em uma escola pública perto de casa. Nessa época eu praticava vôlei e meus dois irmaos (Allison e Marlon) começaram primeiro, depois de mais ou menos duas semanas, de tanto eles me falarem que era super legal e que valia a pena aprender acabei começando também. Desde então me apaixonei pelo jogo e não parei mais.

Contou com a ajuda de algum treinador ou conseguiu sozinho essa evolução?

Aprendi a jogar com o Antigo presidente do Clube de Xadrez de Araucária Esli Santana e com ele treinei por aproximadamente 1 ano e na sequência por mais meio ano com sua filha Francielli santana. Depois que atingi um nível razoável (não pendurar peças e entender melhor o jogo, hehe) fui convidado a participar das aulas no clube de xadrez de Araucária, ministradas pelo MF Adwilhans de Souza e por Ricardo Guimarães. Foi a partir daí que comecei a me destacar em alguns torneios.

Qual é a sua meta para os próximos anos?

Nos próximos anos pretendo treinar muito para aumentar meu rating e obter os titulos de MF e MI. Depois disso adoraria chegar a obter o título de GM, mas esse é um sonho que não tenho a menor ideia de quanto tempo é necessário para se conquistar.

Quais foram suas principais conquistas?

Minhas principais conquistas foram o título de campeão paranaense Sub 14, vice-campeão brasileiro escolar, vice-campeão panamericano escolar. Alguns ótimos resultados e boas classificações em 3 edições da Copa Araucária de Xadrez e, recentemente conquistei o IRT 71 anos do Clube de Xadrez de Curitiba.

Você já pensou em trabalhar como treinador?

Eu trabalho como treinador apenas ensinando crianças em um colégio em Curitiba. Nunca trabalhei como treinador de jogadores em nível de torneio, mas adoraria trabalhar. Especialmente na área de treinamento via internet, só preciso de alunos. Se alguém estiver precisando e quizer me contatar estarei a disposição.

Quantas horas por dia e qual o método de estudo você indicaria para nossos leitores?

Na minha opinião não é necessário estudar horas e horas por dia, mas sim estabelecer um compromisso de estudar pelo menos 30 minutos diários, pois o hábito do estudo gera mais resultados satisfatórios do q sentar apenas 1 dia e estudar muitas horas. Já com relação ao método, cada um deve  descobrir e ir adaptando o seu. O meu método é baseado na análise de minhas próprias partidas, estudos específicos de aberturas e resolução de problemas.

Sabemos que você jogou belíssimas partidas contra MIs e GMs. Qual é a sua preferida? Deixe aqui para nossos leitores.

Gosto muito de uma partida em que empatei com o MI Rodrigo Disconzi quando eu tinha 12 anos, da partida em que ganhei um premio de beleza contra o MF Vitório Chemim e da partida que decidiu o IRT 71 anos que ganhei no ano passado contra meu amigo Jomar Egoroff.

Espaço para agradecimentos.

Agradeço o convite para a entrevista inaugural do blog Gambito Suicida e a oportunidade de estar falando um pouco sobre minha carreira. Grande abraço ao pessoal do site e a todos os leitores.

Segue abaixo a Foto da partida que decidiu o IRT 71 anos - Paulo Palozi vs Jomar Egoroff





Partida.


Play chess online

Nenhum comentário:

Postar um comentário